Com o crescimento da tecnologia e com o conhecimento de que o setor da construção civil traz impactos negativos para o meio ambiente, vêm se desenvolvendo soluções para um telhado ecológico, tal como a telha ecológica. Esse tipo de telha pode substituir as tradicionais telhas metálicas ou de fibrocimento e ajudar de modo positivo o meio ambiente com a economia de recursos.
Utilização das Telhas Ecológicas
Tipos de Telhas Ecológicas
• Telhas ecológicas de fibras vegetais: “São produzidas de papéis recicláveis possuindo como matéria prima a celulose, as fibras utilizadas para fabricação do papel são de eucalipto ou bananeira.” (SCHELB, 2016, apud MARTINS, BOETTGER, 2018). A mais conhecida é a onduline feita com fibras vegetais e impermeabilizada com asfalto e resina termofixa. A composição da cor é feita com pigmentos naturais.
• Telhas ecológicas de plástico reciclado: É composto de garrafas pet e outros materiais que trazem polietileno na composição. Para a realização das telhas com esse tipo de material, primeiro as garrafas passam por uma separação de cores e por aparelhos especiais dividindo rótulos e plasticos. “Todo material composto por PET são reutilizados, desta forma as garrafas passam por um processo de trituração até chegar ao ponto de amolecerem e seguindo para o seu estado final que é na forma pastosa. A partir do processo da realização de telhas de garrafas PET são criados os formatos de telhas.” (MARTINS, BOETTGER, 2018)
Vantagens e Desvantagens
As telhas ecológicas possuem várias vantagens:
• Leves: as telhas feitas com materiais ecológicos são mais leves comparadas as telhas tradicionais, então pode ter economia no custo da obra pois com o uso das telhas ecológicas reduz a utilização de certos materiais para a construção da cobertura. Além disso, por serem leves, o transporte é simples e a instalação pode ser executada com equipes menores.
• Resistentes: mesmo sendo leves e fabricadas com materiais reciclados, as telhas ecológicas são resistentes e duráveis, se colocada de forma correta. São resistentes a chuvas de granizo, não quebram com facilidade e não trincam.
• Possuem baixa transmissão térmica e acústica: essas telhas possuem proteção contra os raios ultra-violetas e a transmissão de calor é baixa, fazendo com que o ambiente interno tenha uma temperatura menor. Também é um isolante acústico, impedindo que barulhos externos atravesse a cobertura.
• Protege de fungos e mofos: não concentra fungos nem mofos, e sua limpeza e manutenção são fácies.
As telhas ecológicas também possuem algumas desvantagens:
• Sua instalação só pode ser realizada com profissionais especializados e utilizando o manual do fabricante.
• Deve ter cuidado com a inclinação e com o espaçamento na hora da instalação.
OLIVEIRA, Andressa. 4 tipos de telha ecológica que são baratas e sustentáveis. Documento eletrônico. Disponível em: https://www.tuacasa.com.br/telha-ecologica/
MARTINS, Peter; BOETTGER, Gabriela. Estudo comparativo entre telhas onduladas de fibrocimento e telhas onduladas ecológicas. Santa Catarina, 2018. UNISUL-Universidade do Sul de Santa Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário